Publicações - EMPREGADOR PODE PAGAR SALÁRIO PROPORCIONAL A DOMÉSTICA QUE CUMPRE JORNADA REDUZIDA

Inicial > Publicações - EMPREGADOR PODE PAGAR SALÁRIO PROPORCIONAL A DOMÉSTICA QUE CUMPRE JORNADA REDUZIDA

EMPREGADOR PODE PAGAR SALÁRIO PROPORCIONAL A DOMÉSTICA QUE CUMPRE JORNADA REDUZIDA
A Sétima Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais(TRT3) decidiu que o empregado que cumpre jornada de trabalho reduzida pode receber o salário mínimo proporcional ao número de horas trabalhadas.
 
Para o relator do recurso, desembargador Marcelo Lamego Pertence, ficou provado que a Autora "laborava em jornada inferior à legal". Diante desta constatação, concluiu o magistrado, "não há falar em pagamento de diferenças salariais, eis que o pagamento de salário inferior ao mínimo legal é lícito, desde que respeitada a proporção ao número de horas trabalhadas, o que se demonstrou na hipótese."
 
Neste caso específico de empregada doméstica, a jornada mensal integral é de 220 horas, correspondente ao limite de 8 horas diárias e 44 horas semanais, conforme estabelecido no artigo 7º, inciso XIII, da Constituição Federal.
 
O TRT3 seguiu jurisprudência pacificada pelo Tribunal Superior do Trabalho(TST), para quem, havendo contratação para cumprimento de jornada reduzida, inferior à previsão constitucional, é lícito o pagamento do piso salarial ou do salário mínimo proporcional ao tempo trabalhado, conforme consta na Orientação Jurisprudencial 358 daquela Corte Superior.

redesp_instagram.png

CONHEÇA

Av. Agamenon Magalhães, 511
56.000-000    Salgueiro/PE
87.2163-1834

www.iltonlima.com.br
contato@iltonlima.com.br

© ILTON LIMA Advocacia 2024 - Todos os direitos reservados.

icone-whatsapp 1

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.