Publicações - EMPREGADA QUE AGUARDAVA SER CHAMADA PARA TRABALHAR RECEBERÁ INDENIZAÇÃO POR SOBREAVISO

Inicial > Publicações - EMPREGADA QUE AGUARDAVA SER CHAMADA PARA TRABALHAR RECEBERÁ INDENIZAÇÃO POR SOBREAVISO

EMPREGADA QUE AGUARDAVA SER CHAMADA PARA TRABALHAR RECEBERÁ INDENIZAÇÃO POR SOBREAVISO
Um hospital do município de Vila Bela da Santíssima Trindade/MT., foi condenado a indenizar uma auxiliar de limpeza pelo tempo de sobreaviso, que é o período que o empregado fica à disposição do empregador aguardando a convocação, mesmo sem trabalhar e fora do local de trabalho.
 
Segundo consta no processo, a trabalhadora tinha expediente normal das 6h às 18h, em jornada de 12x36 horas(dia sim, dia não). Contudo, nos dias de labor, encerrava o serviço entre 21h e 22h, porém, permanecia às ordens do hospital, em regime de sobreaviso, para fazer limpezas emergenciais na madrugada, já que a unidade realizava partos e atendimentos de acidentados.
 
Para a desembargadora Eliney Veloso, relatora do processo no Tribunal, a CLT prevê para o trabalhador o direito à desconexão do trabalho, por isso, sobreaviso deve ser remunerado. Entretanto, para caracterizá-lo, é preciso que o empregado permaneça "em regime de plantão ou equivalente, aguardando a qualquer momento o chamado para o serviço durante o descanso".
 
É importante registrar que a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho(TST) ressalva que “o mero uso de instrumentos telemáticos ou informatizados fornecidos pela empresa, por si só, não caracteriza o regime de sobreaviso”.

redesp_instagram.png

CONHEÇA

Av. Agamenon Magalhães, 511
56.000-000    Salgueiro/PE
87.2163-1834

www.iltonlima.com.br
contato@iltonlima.com.br

© ILTON LIMA Advocacia 2024 - Todos os direitos reservados.

icone-whatsapp 1

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.