Publicações - DOENÇA RENAL CRÔNICA É RECONHECIDA COMO DEFICIÊNCIA E GARANTE VAGA EM FACULDADE

Inicial > Publicações - DOENÇA RENAL CRÔNICA É RECONHECIDA COMO DEFICIÊNCIA E GARANTE VAGA EM FACULDADE

DOENÇA RENAL CRÔNICA É RECONHECIDA COMO DEFICIÊNCIA E GARANTE VAGA EM FACULDADE
O Tribunal Regional Federal da Quarta Região(TRF4), com sede em Porto Alegre/RS., garantiu matrícula em faculdade na vaga destinada a deficientes a um estudante acometido de doença renal crônica(nefropatia grave), que em 2013 fez transplante de rins.

A matrícula foi indeferida após parecer da médica da Universidade informando que a deficiência não se enquadrava nas normas internas da instituição e no disposto pelo edital de seleção. Em consequência da perda da função renal, o estudante sofre de hipertensão arterial e de alteração do metabolismo ósseo.

O relator do acórdão, desembargador federal Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle, para o deferimento da matrícula, utilizou as disposições do Estatuto da Pessoa com Deficiência, especialmente na previsão de que “considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Consta também da decisão que é imprescindível disponibilizar o acesso de pessoas com deficiência às Universidades, atendendo ao principio da dignidade humana, assim como aos valores sociais da educação, que fundamentam o Estado Democrático de Direito e a República Federativa do Brasil.

 

redesp_instagram.png

CONHEÇA

Av. Agamenon Magalhães, 511
56.000-000    Salgueiro/PE
87.2163-1834

www.iltonlima.com.br
contato@iltonlima.com.br

© ILTON LIMA Advocacia 2024 - Todos os direitos reservados.

icone-whatsapp 1

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.