Publicações - COBRANÇA ABUSIVA GERA DANOS MORAIS

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COBRANÇA ABUSIVA GERA DANOS MORAIS
As empresas de cobranças, bancos e call centers especializados telefonam insistentemente para clientes com contas em atraso. Infringem as leis básicas de defesa do consumidor e causam constrangimentos, já que quase sempre não respeitam horários, dias da semana, locais e até a pessoa devedora, chegando a telefonar para seus parentes e para o local de trabalho.
 
Tudo isto gera danos morais passíveis de reparação.
 
O abuso provocado pela quantidade de ligações diárias e a forma intimidatória, às vezes com ameaças que extrapolam os limites da legítima cobrança do devedor, sendo que a intimidação desmedida causa apreensão e desestabiliza as pessoas, provocando perturbação com reflexos na vida pessoal, familiar e profissional.
 
Os tribunais vêm condenado estas empresas por danos morais, mas, há também situações de improcedência das ações, geralmente por falta de provas.
 
Recomendamos nunca atender ligações com números privados/suprimidos.
 
Entretanto, ao atender e constatando que é cobrança, informe que está gravando a conversa. E realmente grave! Antes de iniciar qualquer tratativa peça que o atendente se identifique e diga o nome da empresa de cobrança e a que ele representa – normalmente bancos e financeiras. Peça o número do protocolo. Se ao final não tiver interesse em pagar(cobrança indevida) ou não puder(por qualquer motivo), informe ao atendente e solicite a imediata retirada de seu nome do cadastro. Depois, se não quiser mais atender, sempre faça print da tela quando houver ligação originada daquele número.
 
Tudo isto servirá como prova da importunação e, consequentemente, será utilizado na ação de danos morais.

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